UNI 5

A Verdade Basta

sábado, 7 de maio de 2016

Barueri disponibiliza esportes gratuitos para jovens


Foto: Sophia Bassi

Barueri é uma das cidades paulistanas que mais desenvolvem cultura para os moradores. No Estádio Poliesportivo José Corrêa, há dezoito modalidades esportivas gratuitas para os alunos, entre elas, o baseball e o judô. O projeto foi criado pelo Grêmio Recreativo Barueri- ou GRB- em 1990, e uniu-se aos ginásios espalhados por vários bairros da cidade.
Dirigidas pelo professor Diogo Egawa, formado em Educação Física na FMU, os únicos equipamentos são as luvas, os tacos e as bolas. “As aulas são ministradas para crianças de sete a quinze anos. Nós funcionamos em alguns lugares. O objetivo do curso é aprender o funcional”, disse o professor Diogo. “Não passamos exercícios, apenas o jogo em si. Ensinamos como é feito, como arremessar e bater”.
Os esportes realizados não apenas focam no físico dos alunos, mas também em tirar os jovens das ruas. Para que isso funcione, as aulas ocorrem depois do horário de escola. “A importância do esporte em Barueri é nossa realidade. Tiramos eles das ruas, proporcionamos a eles alguns ensinamentos, como, principalmente, educação, disciplina, valorização dos materiais e dos pais e amigos e criar esse vínculo maior de amizades”, afirma Diogo.

Nas aulas de judô, os alunos aprendem os princípios que o esporte proporciona, que são disciplina, respeito e controle emocional. “O judô é para todos os níveis de idade. Trabalhamos com crianças desde os seis anos de idade e não possuímos limite de idade para praticantes”, afirma o professor Everton Ribeiro Pereira, formado pela Uniban. “Trabalhamos a questão básica do esporte, histórica e com o passar do tempo, você é avaliado e vai progredindo dentro da modalidade. Esse esporte ajuda muito na parte de concentração e trabalhamos muito na questão da disciplina, do respeito da organização, por ser um esporte de origem japonesa. Em uma sociedade que temos um pouco de carência disso, são ferramentas muito importantes, não somente nestas coisas, mas também quanto ao caráter do jovem de maneira geral”.

Foto: Sophia Bassi
Para o gestor Adão Rodrigues, tirar os jovens das ruas é o princípio. “Na prática esportiva, o objetivo é tirar crianças da rua, evitar que se envolvam com drogas e formar cidadãos. 

Os professores acompanham o aluno, para saber se ele está estudando, procura ter contato com os pais”, afirmou o gestor. “O GRB queria passar esportes de forma estruturada e amadora. Foi quando os esportes foram surgindo e os parceiros tornaram o projeto sério, para ter fonte de renda. 

Hoje, temos 8.000 crianças e adolescentes. O GRB não possui uma área própria, é tudo autorizado pela prefeitura, que é nosso parceiro anual”. Adão também afirma que a diferença na cultura esportiva de outras cidades e com a de Barueri é a preocupação que há para com os jovens, principalmente, havendo modalidades esportivas que poderiam ser somente realizadas de forma particular, o que não é acessível a todos.


Para inscrições, interessados devem entrar em contato pela secretaria do Ginário José Corrêa, pelo telefone (11) 4199-1700.

***

Ouça o podcast da matéria